Entrevista com Elisabeth Chaves, Directora do Liceu Gustave Eiffel de Maputo

JPEG

Na sua missão ao longo destes 5 anos ? Qui mudança marcantes viveu?

Estes 5 últimos anos formam principalmente marcantes pela mudança de dimensão das infra-estruturas. A evolução do efectivo dos alunos hoje com 450, estou a fazer referência à história de uma pequena escola que tornou-se progressivamente num verdadeiro Liceu francês permitindo aos alunos de prosseguirem com os seus estudos desde a mais pequena secção do jardim-de-infância até a conclusão do ensino médio.
Para tal, foram consagrados 3 anos para a contracção do novo edifício para o polo do liceu e para a administração. O novo edifício foi inaugurado em Novembro de 2016 pelo director da Agência para o ensino francês no estrangeiro e pelo Embaixador de França em Moçambique.
Este é culminar de um trabalho visível de equipa operacional durante mais de 3 anos.
Mas a evolução não foi somente estrutural, foi também noutros domínios, como:
-  Na política educativa: homologação a todos níveis do colégio pelo ministério da educação francesa, reforço da política pedagógica focalizada no ensino em três línguas.
-  Uma política de recursos humanos: recrutar professores formados ou com experiência e estabelecer equipas, reforçar e profissionalizar o pessoal do ensino assim como administrativo e de serviço.
-  Prosseguir com a política de investimento para prosseguir com o desenvolvimento de infra-estruturas e equipamentos adaptados: salas para o jardim-de-infância, espaços de restauração, salas especializadas tais como para motricidade, para o descanso, laboratório ou biblioteca.
-  Criar um espaço de actividades pré-escolares
-  Desenvolver a comunicação interna e externa de maneira a melhor dar a conhecer o nosso estabelecimento principalmente na diáspora moçambicana
Associar os pais à vida da escola nos diferentes órgãos: criação de comité de festas.

Qual é o sentimento depois destes anos de trabalho

Saio com um sentimento de serenidade. Eu sei que a Escola reúne os ingredientes para o sucesso e continuará a apostar firmemente por um futuro promissor. Saio também com o coração cheio do que ofereceram-me ao longo destes anos, foi uma experiência apaixonante.

Um balanço no plano pessoal dos 5 anos de direcção

Vivi ao longo destes 5 anos como uma formidável aventura humana uma vez que esta escola é antes de tudo uma história de mulheres e homens engajados pela educação. Estou feliz de poder ter tido exercido o meu mandato rodeada do apoio dos pais, de professores e da administração. Este grupo de colaboradores que deram me a confiança nas orientações e escolhas que pude fazer.

E hoje ? O que vai fazer quais são as suas perspectivas?

Escolhi hoje dedicar o tempo aos meus projectos mais pessoais: como construir a minha família (estou a espera de uma criança para Dezembro). Moçambique é um país acolhedor onde nos sentimos bem: vou continuar alguns anos cá, com o meu companheiro, professor e a espera de poder fazer aproveitar das minhas competências ao serviço deste país na educação e na formação.

Uma palavra a dizer?
Obrigada Gustave Eiffel…e Adeus…

JPEG

Dernière modification : 11/07/2017

Haut de page