Visite du Conseil Régional de la Réunion et d’une délégation d’entreprises réunionnaises dirigée par le Club Export de la Réunion (Maputo et Pemba, 15-19 juin 2014)

Uma importante delegação do Conselho Regional da Ilha Reunião, órgão eleito que representa a Região da Ilha Reunião, território francês e europeu do Oceano Indico de 800000 habitantes, visitará Moçambique de 15 a 19 de Junho corrente.
A delegação será dirigida pelo Sr. Didier Robert, Presidente do Conselho Regional desde 2010, que far-se-á acompanhar de 2 eleitos reunioneses, de representantes da imprensa reunionesa, de instituições e associações económicas da Ilha tais como as Câmaras consulares, o Club Export, a Associação para o Desenvolvimento Industrial - ADIR, a agência de desenvolvimento NEXA e o MEDEF Reunião. A delegação do Club Export será composta por 25 empresas de diversos sectores (construção civil e obras públicas, novas tecnologias, energia, meio ambiente, serviços, transporte, etc…), cuja lista encontra-se em anexo a este comunicado.
O objectivo desta visita é de aprofundar a cooperação entre a Ilha Reunião e Moçambique, especialmente na sua dimensão económica (investimentos e comércios), e de dar um novo ímpeto à declaração de intenções sobre a cooperação entre a Ilha Reunião e a província de Cabo Delgado assinada em 2003.
No decurso da sua visita a Maputo e Pemba, a delegação efectuará encontros com membros do governo, especialmente com Sua Excelência Sr. José Tsambe, Vice Ministro da Administração Estatal e em Pemba com o S. Excia. Sr Abdul Razak Noormahomed, Governador de Cabo Delgado, e S. Excia. Sr. Tagir Ássimo Carimo, Presidente do Conselho Municipal de Pemba. Em Maputo, a delegação será igualmente recebida na Assembleia da República em encontros particularmente com o grupo de amizade França-Moçambique presidido pelo deputado Botelho Chuni e com a comissão dos negócios estrangeiros.
Na área económica, a delegação visitará no dia 17 de Junho o Parque Industrial de Beluluane (Distrito de Boane), que faz parte do corredor de desenvolvimento de Maputo, em presença do Sr. Nelson Ventura, Director da BELUZONE, de um representante do GAZEDA e de S. Excia Sr. Jacinto Lapido Loureiro, Presidente do Conselho Municipal de Boane. O Club Export e o IPEME organizarão no mesmo dia um seminário no Hotel Cardoso sobre o lugar das PME no desenvolvimento de Moçambique e as possibilidades de parceria com as empresas reunionesas. O seminário culminará com a assinatura de um memorandum de entendimento entre o IPEME e o Club Export da Ilha Reunião, representado pelo seu Presidente, Sr. Gilles Couapel, seguida de uma conferência de imprensa. (Cardoso, sala Bayette, 17h).
Por fim, as empresas da delegação discutirão com os potenciais parceiros moçambicanos sobre as possibilidades de desenvolvimento de novas correntes de negócios.

Dernière modification : 13/06/2014

Haut de page