Visita do Comandante das Forças Armadas Francesas para a Zona do Oceano Índico (FAZSOI) e Escala da fragata francesa de patrulha “Nivôse” (de 30 de Agosto a 8 de Setembro)

O General Jean-François Hogard, Comandante Superior das Forças Armadas Francesas para a Zona Sul do Oceano Índico, efectua de 5 à 6 de Setembro a sua primeira visita de trabalho a Moçambique no âmbito do exercício militar “OXIDE 2013”. Durante a sua estada em Moçambique o General será recebido pelas autoridades moçambicanas ao mais alto nível da defesa com as quais está previsto tratar de questões de cooperação militar.

Por outra parte, terá lugar no Canal de Moçambique o exercício militar OXIDE 2013, que é habitualmente de âmbito bilateral entre a França e a África do Sul e que desta vez vai associar Moçambique. Estes exercícios têm como objectivo consolidar a cooperação entre as marinhas dos países da região na luta contra a pirataria e outras ameaças.

Tratando-se de exercícios de patrulha ao longo do Canal de Moçambique, marinheiros moçambicanos participarão igualmente nestes exercícios a bordo, de 30 de Agosto a 6 de Setembro e dois marinheiros moçambicanos poderão prosseguir com a formação até as Ilhas Reunião.

Os objectivos gerais do exercício passam pela planificação e condução de exercícios aéreos, marítimos de superfície e submarinos no âmbito da vigilância do Canal de Moçambique. Para o efeito, a França põe à disposição um helicóptero Panther AS 565 e a Fragata “Le Nivôse”.

Os jornalistas devidamente identificados, estão convidados a bordo para uma conferência de imprensa com o Capitão da fragata, o Embaixador de França e com o Adido de Defesa não residente desta Embaixada no dia 6 de Setembro pelas 15h00. Esta conferência culminará com a cerimónia de encerramento do exercício militar.

PDF - 165.1 kb
Dossier de Imprensa
(PDF - 165.1 kb)

Entrada: Porto de Maputo, porta n°6
Contacto: Angela Bié, 21484677

Dernière modification : 29/08/2013

Haut de page