Visita a Moçambique (Maputo e Pemba) de Sua Excelência Sra. Nicole Bricq, da Ministra do Comércio Externo 3 e 4 de Março de 2014

A Senhora Nicole Bricq, Ministra do Comércio Externo da República francesa, efectuará uma visita oficial a Moçambique nos dias 3 e 4 de Março de 2014. A mesma far-se-á acompanhar do Senador Ronan Dantec, de uma delegação de 27 empresas e de dois jornalistas franceses. A Ministra será recebida em audiência pelas autoridades moçambicanas, em particular pelo seu homólogo Senhor Armando Inroga, Ministro da Indústria e Comércio, e por vários membros do governo das áreas representadas na sua delegação. A Sra Bricq é portadora de uma mensagem do Presidente da República Francesa, S. Excia Senhor François Hollande, endereçada à S. Excia Senhor Armando Emílio Guebuza, Presidente da República de Moçambique.

Em Maputo, a Ministra francesa, o Ministro moçambicano das Finanças e a Directora da Agência Francesa de Desenvolvimento em Moçambique vão proceder à assinatura de um acordo para o financiamento da reabilitação da pista do Aeroporto Internacional de Maputo, no valor de 44 Milhões de USD. A Ministra assistirá igualmente à assinatura de um memorando de entendimento entre a CTA e a sua congénere francesa, o MEDEF Internacional (acordo especialmente orientado para a formação) e inaugurará a nova agência em Maputo da grande companhia francesa de transporte marítimo, CMA-CGM. A Senhora Nicole Bricq efectuará igualmente uma etapa em Pemba onde encontrar-se-á com o Governador e poderá informar-se in loco sobre as possibilidades de investimento naquela província.

Os sectores representados nesta delegação de empresários são: transportes, energia, gás, petróleo, logística, serviços, agro-alimentar entre outros.

A Ministra desloca-se a Moçambique alguns meses depois da visita do Presidente Armando Emílio Guebuza à França, em Setembro de 2013, que marcou uma nova etapa nas relações entre a França e Moçambique.

Anexo: o projecto de programa da visita

PDF - 12.3 kb
programa da Visita
(PDF - 12.3 kb)

Dernière modification : 28/02/2014

Haut de page