Sexto Forum Mundial da Água

A França, a Cidade de Marselha e o Conselho Mundial da Água, acolhem em Marselha de 12 a 17 de Março de 2012 o 6° fórum Mundial da Agua. Trata-se da maior manifestação do sector. A última edição em 2009, reuniu mais de 25000 participantes em Istambul.
No dia 2 de Junho de 2010 no Palácio do Elíseos, o Presidente da República procedeu ao lançamento solene da preparação deste Fórum. Na presença do Ministro de Estado Encarregado do Meio ambiente, do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus e da Secretária de Estado da Ecologia, o Presidente detalhou as ambições internacionais da França no domínio da água. Dada a magnitude do problema foi também recordado a urgência de agir sob a necessidade de uma grande implicação política neste sector.
A França tem recursos para os fazer valorizar e uma experiência no sector da água e de saneamento que são conhecidos internacionalmente. Em conformidade ao seu empenho para aos objectivos do Milénio, ela conduz uma cooperação activa sustentada por uma importante ajuda pública, tanto nos acessos aos serviços essenciais da água, como pela via complementar de mobilização financeira e trocas de competências.
Nos dias 3 e 4 de Junho, em Marselha, mais de 350 delegados puderam medir o envolvimento político forte da cidade, das colectividades e dos meios económicos e culturais para o Fórum. Trabalharam igualmente na elaboração do processo de diálogo e de concentração temática, regionais e políticas. De seguida teve lugar em Paris nos dias 17e 18 de Janeiro de 2011, uma reunião das partes interessadas agrupando mais de 400 pessoas. Ela tinha como objectivo identificar os grandes temas técnicos do fórum que defendem o conceito do desenvolvimento sustentável: o bem estar comum, contribuição para o desenvolvimento económico e preservação do planeta azul. Todas essas linhas de pensamento serão divididas em reuniões regionais na Ásia, África, América e Europa em diferentes formatos.
No dia 6 de Abril de 2011, a Ministra da Ecologia, do desenvolvimento sustentável, dos transportes e do alojamento, Sra Nathalie Kosciusko-Morizet apresentou ao Conselho de Ministros um comunicado fazendo o balanço do estado de avanço da preparação dum fórum que prospera raízes e cidadania, processo regional e o processo temático.

Quer participar, inscreva-se nesta pagina!

Dernière modification : 27/09/2011

Haut de page