Seminário « segurança marítima e luta contra a poluição » Beira e Maputo [fr]

JPEG

Desde 2004 a cooperação marítima está no centro das acções desta embaixada. Este ano, o serviço de Cooperação e de acção cultural e a missão de Defesa co organizaram de 10 a 13 de Dezembro de 2018, na Beira e em Maputo, seminários sobre “a segurança marítima e a luta contra a poluição”.

Na Beira, uma grande parte dos actores moçambicanos do “Estado no Mar” estiveram reunidos para debaterem experiências com o perito francês, Arnaud Guéna, director adjunto do CEDRE (centro de pesquisa e documentação sobre as poluições acidentais) e com o Comissário Chefe Emmanuel Reuillard, reservista no Gabinete do Comando da zona marítima do sul do Oceano Indico na Ilha Reunião.
Durante estes dois dias, os peritos franceses apresentaram os aspectos técnicos da luta contra as poluições acidentais e a organização francesa na gestão das crises e na conduta das operações de luta pela as quais a França é uma referência mundial pelos derramamentos de petróleos que ela teve de enfrentar pondo em perspectiva as similitudes e as acções a implementar por Moçambicanos na perspectiva de fazer face a poluições maiores.

Em Maputo, o Sr. Guéna dirigiu uma conferência aberta ao público sobre a poluição marítima, tanto a nível acidental-de hidrocarbonetos, como crónica – poluição por plásticos. A presença de diversidade de participantes, tanto institucional, o Ministério da Terra, meio-ambiente e desenvolvimento rural assim como associativo, universidades e escolas que testemunham o sucesso e a grandeza desta temática que convida-nos a consolidar a nossa acção neste domínio.

Dernière modification : 16/01/2019

Haut de page