Professor Gilles Cistac Chevalier de l’Ordre des Palmes Académiques

Ao cair da tarde do dia 5 de Abril, na residência de França, o Embaixador teve o prazer de condecorar com as insígnias de Chevalier de l’Ordre des Palmes Académiques ao Professor Gilles Cistac, Doutor em Direito Público pela Universidade de Ciências Sociais de Toulouse. Há 15 anos é docente da Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane(UEM) em Maputo.

No seu discurso, o Sr. Thierry Viteau sublinhou as qualidades humanas e profissionais excepcionais do Professor Cistac, cujas competências são unanimemente apreciadas no seio dos estudantes e do corpo docente da UEM, bem como pelas autoridades moçambicanas que têm frequentemente feito apelo ao seu saber-fazer jurídico, na elaboração de regulamentos e textos de leis essenciais para o desenvolvimento do País, como foi a caso da política de descentralização.

Os seus numerosos trabalhos contribuem igualmente para o sucesso do Direito Romano-Germânico. O Professor Cistac, ilustra brilhantemente a inovação pedagógica e especialização que tornam célebre a escola jurídica francesa no mundo.

Na presença de numerosos estudantes e colegas bem como de certas personalidades do mundo da Justiça, o Professor Cistac agradeceu à Universidade de Toulouse pelo rigor e qualidade que é ai dispensada na formação assim como à Faculdade de Direito pelo caloroso acolhimento, ao Tribunal Administrativo pela sua colaboração exemplar e por fim o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros por ter confiado nele desde o princípio da sua missão em Moçambique como assistente técnico em 1993.

Dernière modification : 10/04/2007

Haut de page