Ponto com a imprensa do dia 20 de Março [fr]

Moçambique –Ajuda Humanitária (20 de Março de 2019)

A passagem do ciclone Idai e as chuvas torrenciais que continuam a afectar as províncias de Sofala, Zambézia, Manica e Tete provocaram numerosas perdas humanas e materiais. A cidade portuária da Beira foi fortemente afectada.

A França exprime a sua solidariedade com o povo moçambicano e com as famílias enlutadas face à esta situação dramática. Ela transmite o seu apoio às autoridades moçambicanas.
Uma primeira resposta de ajuda humanitária de emergência da França coordenada pelo Centro de Crise e de Apoio (CDCS) do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros está em processo de envio para as zonas afectadas.
O CDCS e a Cruz Vermelha expediram 3 000kits de reconstrução de habitats e 6 000 tendas à partir da plataforma de intervenção da regional do Oceano Indico (PIROI,localizada na Ilha da Reunião) da Cruz-Vermelha francesa. Esta ajuda de emergência inscreve-se no âmbito da convenção de parceria assinada em Setembro de 2018 entre a Cruz Vermelha francesa e o Centro de crise e de apoio, relativa à disponibilização de parte das reservas regionais da Cruz Vermelha francesa para respostas de emergências.
A França continua disponível para examinar os pedidos adicionais que seriam formulados pelas autorias moçambicanas.

Dernière modification : 20/03/2019

Haut de page