Pavilhão França na FACIM

Pelo segundo ano consecutivo, a França estava presente na FACIM, principal evento económico e comercial de Moçambique.

A 52ª edição da FACIM, a Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Moçambique, foi realizada do dia 29 de Agosto até o dia 4 de Setembro em Marracuene, na província de Maputo. Multissectorial, a feira da FACIM recebe cada ano a participação de muitas empresas moçambicanas e estrangeiras.

A presença Francesa foi organizada pela primeira vez em colaboração entre a Embaixada da França e Clube de Negócios France-Mozambique. O Pavilhão da França se estendeu por 90m², e juntou 16 empresas, das quais uma grande maioria vieram das ilhas vizinhas de Moçambique : a Mayotte e a Reunião. Entre as empresas, 5 já estão estabelecidas em Moçambique: CMA-CGM, TOTAL, Société Générale, JC Decaux e Seanergy O.I.

O Presidente de Moçambique, a sua Excia. Filipe Nyusi, inaugurou a exposição no dia 1º de Setembro. Nesta ocasião, ele visitou o pavilhão da França, onde o Encarregado de Negócios lhe apresentou a diplomacia económica da França em Moçambique assim como as empresas exibidoras. A passagem do Presidente da República deixou uma impressão forte para as nossas empresas : ele ficou alguns minutos a falar com cada uma delas.

À margem da FACIM, um evento France-Moçambique foi organizado com focos especial sobre os laços comerciais entre a Ilha da Reunião e Moçambique. Três coquetéis também foram organizados durante a semana, reunindo as empresas exibidoras, a comunidade empresarial francesa em Moçambique e profissionais moçambicanos.

O pavilhão da França na FACIM e os eventos relacionados que ocorreram, certamente criaram muitos momentos que permitiram as empresas participantes de estabelecer contactos comerciais importantes.

Dernière modification : 08/09/2016

Haut de page