O que é um visto de curta duração Schengen?

Trata-se de um visto uniforme de curta duração, por um período máximo de 90 dias e é comum em todos os estados da Europa que ratificaram o acordo de Schengen (convenção de aplicação de 14 de Junho de 1985).

Para estadias com a duração superior à três meses (+ de 90 dias), é conveniente solicitar um visto de longa duração (ver infra) em conformidade com as regras nacionais Francesas, seja qual for a duração e o motivo da estadia (estudos, trabalho, reagrupamento familiar, adopção etc. ).

O visto de curta duração Schengen permite ao seu titular de entrar e de circular livremente nos 25 países do espaço Schengen durante períodos máximos de 90 dias, em seis meses.

- Alemanha - Austria - Belgica
- Dinamarca - Espanha - Estonia
- Finlandia - França* - Grècia
- Hungria - Islandia - Italia
- Letonia - Lituania - Luxemburgo
- Malta - Noruega - Países baixos
- Polonia - Portugal - Slovénia
- Slovaquia - Suècia - Suissa
- Republica Checa

Os estados seguintes: Bulgaria, Chipre, Romenia ainda não aplicam os acordos de Schengen. A Grande-Bretania e a Irlanda não fazem parte do espaço Schengen.

A representação dos países Schengen em Maputo :

-  Portugal representa a Grècia
-  Os Paises Baixos representam a Belgica, o Luxemburgo e a Austria
-  A Dinamarca representa a Islandia
-  A Alemanha representa a Hungria

Os territórios franceses não metropolitanos não fazem parte do espaço Schengen. Se você deseja entrar num departamento ou num território Francês do ultra-mar (Guadelupe, Martinica, Guiana, Ilha da Reunião, Mayotte, Nova-Calédonia, Polinésia francesa, Wallis e Futuna), ou nas Terras Austrais Antárcticas Francesas, consulte o capítulo VISTO PARA OS DEPARTAMENTOS E TERRITÓRIOS FRANCESES DO ULTRA- MAR abaixo.

Dernière modification : 30/04/2012

Haut de page