O que é a Francofonia?

A Francofonia refere-se em primeiro lugar ao conjunto de pessoas que partilham uma língua comum: o francês. Em 2010, a estimativa do número de falantes era de 200 milhões distribuídos pelos cinco continentes. Foram criadas muitas associações a fim de se dar vida à francofonia no dia a dia: associações profissionais, grupos de escritores, redes de livrarias, de académicos, jornalistas, advogados, ONGs e, claro, de professores de francês.

Dentre as associações envolvidas na divulgação do francês, existe evidentemente a Aliança Francesa, uma rede internacional de associações de direito local única no mundo, lançada em 1886. Existem hoje 1.040 Alianças Francesas em 136 países. Os seus objectivos são múltiplos: desenvolver no mundo o ensino e o uso da língua francesa, contribuir para aumentar a influência intelectual e moral da França e os interesses de todas as culturas francófonas, promover o intercâmbio entre as culturas e contribuir, de forma geral, para o desenvolvimento da diversidade cultural.
http://fondation-alliancefr.org/

Por outro lado, a FIPF (Federação Internacional de Professores de Francês), que existe desde 1969, é uma instituição que tem por objectivo a divulgação e promoção da língua francesa e a francofonia, em prol do multilinguismo e da partilha de conhecimentos e de competências a nível mundial. Isso traduz-se na gestão de todas as associações de professores de francês e de todas as pessoas envolvidas no processo de ensino da língua francesa no mundo, facilitando a partilha e a troca de experiências de ensino e a partilha das suas pesquisas pedagógicas com vista a promover o ensino da língua francesa, quer seja ou não língua materna, e a contribuir para a melhoria das condições gerais e especiais deste ensino.
http://fipf.org/

Além disso, desde 1970, a Francofonia, à partida de uma instância de cooperação técnica, tornou-se ao longo do tempo uma organização internacional com ambições mais políticas, tomando a forma da Organização Internacional da Francofonia (OIF), que visa promover a língua francesa e as relações de cooperação entre os 77 Estados-Membros ou observadores. Este dispositivo é definido pela Carta da Francofonia adoptado em 1997 aquando da Cimeira de Hanói (Vietname) e revisto pela Conferência Ministerial em 2005, em Antananarivo (Madagáscar). O dispositivo inclui órgãos políticos decisórios dos quais o maior é a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo - a Cimeira da Francofonia - que se reúne em cada dois anos.

A OIF é um conjunto único que, a partir deste elo linguistico, desenvolve uma cooperação política, económica e cultural entre os seus membros. O Secretário-Geral da Francofonia, pedra angular do sistema, é desde 2003 o Sr. Abdou Diouf, antigo Presidente da República do Senegal.

http://www.francophonie.org/

A Agência Universitária Francófona (AUF), um outro operador da Francofonia é uma associação que oferece diversos programas de cooperação sobre a Investigação e Formação em francês e oferece aos alunos, professores e pesquisadores um importante programa de mobilidade (2.000 bolsas de estudo por ano).

http://www.auf.org/

Todos os anos, no dia 20 de Março, Dia Internacional da Francofonia, a língua francesa e os valores de solidariedade e de diálogo entre as culturas são celebrados em todo o mundo.

http://20mars.francophonie.org/

Dernière modification : 28/08/2013

Haut de page