O Programa de Apoio Pedagógico Provincial de Francês em Moçambique

O programa de apoio pedagógico provincial de francês, criado em 2004, é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação de Moçambique, o SCAC (Serviço de Cooperação e de Acção Cultural) da Embaixada da França em Moçambique e o CIEP da Ilha da Reunião (Centro Internacional de Estudos Pedagógicos). O mesmo toma uma nova dimensão este ano, graças à obtenção de um financiamento substancial no âmbito da cooperação regional sob fundos do POCT-FEDER (Programa Operacional europeu de Cooperação Territorial) e do FCR (Fundo para a Cooperação Regional).

Este programa consiste na formação de conselheiros pedagógicos, chamados professores de apoio pedagógico provincial (PAPP), que efectuam nas suas respectivas províncias o acompanhamento pedagógico dos seus colegas professores de francês, a implementação de formações e promovem uma ligação directa com os professores mais isolados. Até 2008, o programa contava com 14 professores ao nível nacional. O projecto implementado com o CIEP a partir de 2010 permitiu atingir o número de 24 professores em 2011. A nova fase permite garantir a formação de 33 PAPP distribuídos por todo o país a partir de 2013.
O novo programa terá várias fases ao longo dos anos de 2013 e 2014. Estas acções têm por ambição reforçar e sustentar o dispositivo de apoio pedagógico provincial que já serve como um modelo para outras disciplinas no ensino secundário.

Dernière modification : 28/08/2013

Haut de page