O Ministro Jean-Yves Le Drian, visitou Moçambique nos dias 21 e 22 de Fevereiro [fr]

JPEG - 87.7 kb
Reunião a bordo do Champlain
Ministro Para europa e Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, Ministro da Defesa de Moçambique Jaime Bessa Neto, µDirector nacional de politica de defesa, Omar Saranga e Adido de defesa da Embaixada Arnault Lacote @Ambassade de France à Maputo

O Ministro para Europa e dos Negócios Estrangeiros, senhor Jean-Yves Le Drian, chegou a Maputo na tarde do dia 21 de Fevereiro onde foi calorosamente recebido por sua homóloga, senhora Verónica Macamo. A sua agenda de trabalho iniciou reunindo-se com a Ministra Verónica Macamo, minutos após a sua aterragem em Moçambique que foi seguida da audiência concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

Após o encontro com o Presidente os dois Ministros fizeram uma declaração à imprensa. Segundo as declarações do Ministro Le Drian, tratou-se de um encontro frutuoso onde discutiram questões de perspectivas comuns, particularmente no que diz respeito a cooperação, segurança, e biodiversidade. Após o encontro na Presidência da República, o Ministro ofereceu uma recepção à comunidade francesa residente em Maputo onde interagiu com os seus representantes assim como com a tripulação do navio “Champlain” da marinha nacional francesa.
O Ministro recebeu o Presidente da Renamo, senhor Ossufo Momade, com o qual abordou a situação política em Moçambique, e discutiu sobre a implementação do DDR no âmbito da continuidade do acordo de Paz e de Reconciliação de 6 de Agosto de 2019.

No âmbito das festividades dos 40 anos da Escola Francesa de Maputo, Liceu Gustave Eiffel “40 anos 40 árvores”, o Ministro plantou uma chanfuta, árvore protegida em Moçambique juntamente com alunas desta escola e reuniu-se com organizações comprometidas com a conservação da biodiversidade em Moçambique.
Um encontro com as Mulheres do Fórum Mulher para abordar questões da evolução das condições da Mulher na sociedade em Moçambique teve lugar na residência de França. O Ministro Le Drian mostrou-se animador com os resultados da batalha continua em prol da igualdade. Lembrou que este é um tema de relevância no nosso país. A França co-organiza com o México e a ONU-Mulher o Fórum geração Igualdade (7-8 de Maio no México e 7-10 de Julho na França).

Um outro encontro bilateral com Moçambique está agendado à margem da 28ª cimeira Africa-França onde uma delegação moçambicana, chefiada a mais alto nível, é esperada em Bordéus para discutir sobre a tematica das cidades sustentáveis.

Dernière modification : 27/02/2020

Haut de page