Missão Económica

O QUE É UMA MISSÃO ECONÓMICA?

- Ligada a uma Embaixada, a Missão económica agrupa os serviços da Direcção das relações económicas e da Direcção do tesouro num dado país. Os adidos alfandegários e fiscais em função no estrangeiro são igualmente integrados nas Missões Económicas, com o devido respeito pelas especificidades das suas missões.

Serviço Económico de Maputo
Rua Damião de Gois, 50
CP 2116 - Maputo - Mozambique
Tél : +258 21 49 20 99 / 49 26 18
Fax : +258 21 49 18 12
E-mail : maputo@dgtresor.gouv.fr
Horário de abertura: 8h00 - 12h30 / 14h00 - 17h30 (de segunda à quinta-feiras) 8h00 - 13h00 (sexta-feira)
O que é um Serviço Económico ?
Os Serviços Económicos junto às embaixadas são serviços exteriores da Direção Geral do Tesouro (DG Trésor). Eles constituem a rede internacional do Ministério da Economia, das Finanças e da Indústria no estrangeiro e estão organizados em 29 circunscrições sob autoridade de Chefes de Serviços Regionais encarregues de coordenar e facilitar a actividade dos Serviços de Económica das embaixadas de sua jurisdição.
A reforma desta rede decidida pela revisão geral de políticas públicas está em curso. Ela visa transformar a Ubifrance das actividades de acompanhamento das PMEs a nível internacional e de agentes dedicados a esta missão. A reforma vai até o dia 31 de Dezembro de 2012 data em que a Ubifrance terá competência global de apoio ao desenvolvimento internacional das PMEs e da rede limpa no estrangeiro constituída por 65 missões económicas –ubifrance está em 46 países.
A missão dos Serviços económicos:
Analise e controle económico e financeiro sobre a base macroeconomia compreendendo a análise de riscos do País assim como uma base sectorial;
Animação das relações económicas , financeiras e comerciais bilaterais com os Países da sua competência em coordenação com a DGT-Trésor;
Apoio público ao desenvolvimento internacional das empresas de exportação, de investimento francês no estrangeiro, de investimentos estrangeiros em França ou de participação de grandes projetos.
Nos Países onde não existe Missão Económica-Ubifrance pode-se fornecer certos serviços económicos da Ubifrance até ao fim de 2012 sob controle e animação da Ubifrance de prestações comerciais às PME acompanhadas do seu desenvolvimento internacional.

Para mais informação:

Site governamental do comercio exterior
Apresentação geram da direção geral do tesouro
Site do Serviço Económico de Maputo (competência para Moçambique e Swazilandia)

Dernière modification : 18/04/2012

Haut de page