Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) em Moçambique [fr]

O Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento é uma instituição pública francesa que promove uma pesquisa Interdisciplinar e cidadã, em parceria científica com os países do Sul.

Este encontra-se sob dupla tutela dos ministérios do Ensino Superior, da Investigação e de Inovação e da Europa e Negócios estrangeiros.

Por meio de sua rede e presença em cerca de cinquenta países, este traz uma abordagem original de pesquisa, de especialização, de formação e partilha de conhecimento para o benefício de territórios e países, que fazem da ciência e da inovação uma das primeiras alavancas do seu desenvolvimento.

Com 179 co-publicações entre 2015 e 2019, nomeadamente nas áreas da saúde e meio ambiente, a cooperação científica entre Moçambique e França é moderada, mas tende a desenvolver-se.

Em Moçambique, os investigadores do IRD trabalham principalmente na área de gestão e partilha equitativa dos recursos naturais, num contexto de estresse hídrico e alterações climáticas. A Dra. Stéphanie Duvail, geógrafa, está afecta em Maputo desde setembro de 2018. Ela é, também, a representante do IRD no país.
Os principais parceiros do IRD são as Faculdades de Engenharia Civil e de Engenharia Agronómica e Florestal da Universidade Eduardo Mondlane. O instituto apoia, notavelmente, uma jovem equipa associada ao IRD que se dedica à concepção de instrumentos e abordagens inovadoras para a governação dos recursos naturais em Moçambique.

Descubra os projetos levados à cabo pelo IRD na África Austral e siga o IRD no Facebook.]

Dernière modification : 08/09/2020

Haut de page