INTER AIDE

JPEG - 8.3 kb


- 

Objectivo

- 
- Criado em 1980, Inter Aide é uma organização humanitária especializada na realização de programas de desenvolvimento. Ela tem por objecto apoiar as famílias mais desmunidas dos países em vias de desenvolvimento, transmitindo-lhes o desejo e a capacidade de responderem às suas necessidades vitais.
- 
- 

Missões

- 
— Visar zonas com necessidades muito intensas, com um grande grau de isolamento e de enclavement e de densidade populacional elevada.
— Desenvolver métodos específicos baseados numa démarche de «proximidade» entre as equipes de terreno e os beneficiários das acções, procurando responsabilizá-los.
— Assegurar as eficácias das acções, a reprodutibilidade dos métodos, a gestão dos custos e a medição dos resultados.
— Promover as interfaces público/privado com vista a estender e prerenisar as acções.
— Adaptar o conteúdo das acções e os métodos às necessidades e às capacidades das populações locais em estado de maior precariedade.
- 
- 

Áreas de competências/Programas

- 
- No meio rural
- (Haiti, Etiópia, Malawi, Moçambique & Serra Leoa)
- 
- O acesso à água, higiene e saneamento:
- Captações, abastecimentos, poços, furos, rede de manutenção regionais, formações «Phast», latrinas
- 
- O desenvolvimento agrícola:
- Bancos de sementes, conservação de solos, reflorestamento, apoio às redes/secções produtivas, pecuária de pequena escala
- 
- A saúde:
- Luta contra as grandes endemias, luta contra a mortalidade infanto-juvenil.
- 
- A escolarização:
- Apoio às escolas comunitárias, formação de professores primários e de comités de pais.
- 
- No meio urbano
- (Madagáscar, Índia & Filipinas)
- 
- Acesso ao emprego e acções económicas:
- Empréstimos produtivos, Formação Profissional, Seguros de saúde
- 
- Acções sociais em favelas:
- Apoio Familiar, Desperto da pequena infancia, Pré-escolar, Apoio escolar e creches, Controlo da Tuberculose
- 
- Em certas zonas, vários programas são levados a cabo simultaneamente, de forma integrada (saúde + agricultura + hidráulica, por exemplo).
- Tratam-se sempre de programas de desenvolvimento que visam construir de forma sustentável (vários anos) estruturas locais capazes de dar continuidade às acções de forma autónoma. É a razão pela qual todos os programas têm uma componente “formação” muito importante.
- 
- 

Em Moçambique

- 
- Histórico
- 
- INTER AIDE iniciou as suas actividades em Moçambique em 2004, através de um programa de acesso à água potável e ao saneamento no meio rural na Província de Nampula. Após o arranque das acções no Distrito de Nacala-a-Velha, as actividades foram estendidas aos Distritos de Memba e, em parceria com a ONG Essor, no Distrito de Monapo. Foi igualmente iniciado, em 2007, um programa de luta contra o paludismo nos Distritos de Nacala-a-Velha e em seguida no Distrito de Memba, que foi seguido por acções de educação sobre as doenças de origem hídrica.
- 
- Os projectos em curso
- 
- Projecto de acesso à água e saneamento nos Distritos de Nacala-a-Velha e Memba (e Monapo em colaboração com a ’ONG Essor):
- O projecto visa a melhoria do acesso à água potável e ao saneamento bem como às práticas de higiene das populações visadas, a fim de reduzir a prevalência de doenças diarreicas. A abordagem é, antes de tudo, comunitária e participativa, com reforço dos conhecimentos e das capacidades das comunidades rurais situadas em zonas onde o acesso à água é muito reduzido: sensibilização à higiene, reforços dos comités de aldeia, construção de fontanárias protegidas e de latrinas familiares.
- Os programas são implementados em colaboração com os Serviços locais de Aguas (DPOPH, SDPI), em particular para a implementação dos serviços de manutenção das obras hidráulicas existentes (peças sobressalentes e reparadores locais) abrangendo o conjunto dos Distritos visados.
- 

JPEG - 9.6 kb
Fontenária protegida


- 

JPEG - 11.2 kb
Latrina familiar equipada de um sistema simples de lavagem das mãos


- 

JPEG - 9.9 kb
Boutique rural peças sobressalentes de bomba de água


- 
- 
- Projecto de educação sobre as doenças de origem hídrica nos Distritos de Nacala-a-Velha e Memba:
- Complementar às acções de acesso à água e saneamento, o objectivo deste projecto é de propôr às comunidades um programa reforçado e alargado de educação para a saúde, que permita promover os bons comportamentos de higiene a nível das famílias, e combater em paralelo as principais causas de mortalidade infanto-juvenil que são as doenças diarreicas e o paludismo.
- As famílias, em particular as mães, são sensibilizadas às praticas de higiene que permitem prevenir as doenças de origem hídrica tais como as diarreias, a cólera e o paludismo. As capacidades dos comités de aldeia são reforçadas na prevenção das doenças, no seu diagnóstico e o acompanhamento das famílias. As crianças escolarizadas nas escolas primárias e secundárias e as aldeias visadas são envolvidas na animação das actividades comunitárias sobre saúde e higiene.
- 

JPEG - 14.9 kb
Formação comunitária sobre as diarreias


- 

JPEG - 10.7 kb
Formação específica de mulheres, particularmente as mães


- 

JPEG - 10.5 kb
Atelier participativo em pequenos grupos


- 
- 

Contactos

- 
- Responsáveis dos programas em Moçambique
- Em Nacala-a-Velha: Jean-Matthieu FONTAINE (ia_nacala_agua@yahoo.fr)
- Em Memba: Charles CLUZET (ia.memba.agua@gmail.com)
- 
- Inter Aide France
- 44, Rue de la Paroisse. 78 000 Versailles
- Tel : 0033 1 39 02 38 59 – Fax : 0033 1 39 53 11 28
- Site web: www.interaide.org
- Mail: interaide@interaide.org
- Coordenador Moçambique: Olivier CELARIES (olivier.celaries@interaide.org)
- 
- 
- 
- 

Dernière modification : 02/09/2010

Haut de page