Grupo Agência Francesa de Desenvolvimento e o BCI assinam acordos de financiamento e de garantia

- 
- Duas Convenções foram assinadas no dia 8 de Julho 2010 na Sede do Banco BCI, por Ibraimo Ibraimo, Presidente da Comissão Executiva do BCI, e por Bruno Leclerc, Director da Agência Francesa de Desenvolvimento em Maputo e representante da Proparco, na presença do Senhor Embaixador da França Christian Daziano, e de vários quadros superiores de ambas as instituições.
- 
- A primeira convenção de financiamento concerna um empréstimo de médio/longo prazo, no valor de 20 milhões de dólares americanos acordado pela Proparco, filial da AFD dedicada ao financiamento do sector privado. Este empréstimo permitirá ao BCI alargar a sua base de funding, o que vai reduzir o risco de liquidez associado às diferentes maturidades das operações activas e passivas. Vai aumentar ao mesmo tempo a sua capacidade de crédito e reforçar o seu apoio ao sector exportador. Também reflecte a solidez do BCI e o comprometimento dos seus accionistas com o desenvolvimento de Moçambique. Constitui um apoio da Proparco ao BCI para levar a cabo a sua estratégia de participar na realização dos Objectivos do Milénio e da redução da pobreza.
- 
- 

JPEG - 63.8 kb
Da esquerda à direita: Embaixador, o Director da AFD, PCA e um Administrador do BCI


- 
- A Proparco já financiou em Moçambique alguns projectos (Mozal, Sasol, Aquapesca, Hotel Polana), mas é a primeira vez que a Proparco apoia o sector bancário.
- 
- A segunda convenção de garantia de carteira marca o acordo da AFD para garantir à altura de 50% os créditos concedidos pelo BCI às PMEs, em dólares ou metical, de um valor entre 12 000 e 350 000 dolares, até um valor máximo garantido de 2 milhões de dólares. Este mecanismo reforçará o compromisso do BCI de apoiar o desenvolvimento das PMEs em Moçambique. É a primeira intervenção em Moçambique deste instrumento da AFD destinado a favorecer o acesso das PMEs aos créditos bancários.
- 
- A assinatura simultânea destas duas convenções mostra a diversidade dos instrumentos do Grupo AFD para apoiar o sector bancário e financeiro.
- 
- 

Dernière modification : 12/07/2010

Haut de page