Gemelagem franco-moçambicana: Escola Secundária Noroeste 1 e Liceu Evariste de Parny da Ilha Reunião

JPEG

De 20 a 27 de Outubro de 2017, dois professores (português e história-geografia) do Liceu Evariste de Parny da Ilha Reunião foram recebidos pela Escola Secundária Noroeste 1 em Maputo, na sequência da visita da responsável das relações internacionais da Reitoria da Ilha Reunião.
Um primeiro encontro entre os professores ocorreu em Novembro de 2016 e permitiu iniciar uma parceria entre as duas instituições. O professor de francês da Escola Noroeste 1, António Sábado Lima, que coordena o projecto na instituição moçambicana, deslocou-se à Ilha Reunião em Junho de 2017. O projecto está agora em andamento, professores e alunos trabalham juntos para aprofundar e consolidar essa gemelagem. Um dos objectivos é a mobilidade de estudantes moçambicanos na Ilha Reunião e a dos Reunioneses em Moçambique.
Os estudantes trabalham juntos na Francofonia, na história e a geografia do seu país, a cultura e ciências naturais. A ideia é efectuar um intercâmbio, através da aprendizagem do francês e do português, sobre os muitos pontos comuns que ligam Moçambique e a Ilha Reunião.
Prevê-se, para breve, a integração do Lycée Gustave Eiffel de Maputo nesta parceria.
Esta primeira gemelagem entre Moçambique e a Ilha da Reunião é um projecto-piloto e outras vias para parcerias escolares entre Maputo, Inhambane e as escolas da Ilha Reunião estão a surgir, o que permitirá reforçar a cooperação educativa entre Moçambique e a França no Oceano Indico!
Alunos do curso de francês da Escola Secundária Noroeste 1, abrangidos pela parceria com o Liceu Evariste de Parny

Dernière modification : 14/11/2017

Haut de page