Fundo Mundial contra o sida, a tuberculose e o paludismo – Seminário de concertação da "Iniciativa 5 %"

Paris, l27 e 28 de Fevereiro de 2012
Realizou-se a 27 e 28 de Fevereiro de 2012, em Paris, um seminário consagrado à luta contra o sida, a tuberculose e o paludismo, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus e a France Expertise Internationale.
"Vindos de 20 países, os participantes no seminário eram representantes de instituições, organizações internacionais, instâncias nacionais de coordenação e a sociedade civil, bem como a nossa rede de consultoria técnica.
O seminário tinha por objecto definir os eixos prioritários dos projectos da “Iniciativa 5% “ lançada em 2011 e que é uma modalidade de contribuição da França para o Fundo Mundial de luta contra o sida, a tuberculose e o paludismo.
Com 360 milhões de euros por ano para o período 2011-2013, a França, primeiro contribuidor europeu e segundo contribuidor mundial do Fundo, joga um papel de liderança na luta contra o sida, a tuberculose e o paludismo.
5% da nossa contribuição anual para o Fundo, ou seja, perto de 18 milhões de euros por ano são consagrados aos pedidos apresentados por países francófonos em consultoria técnica francófona de alto nível, a fim de melhorar o impacto sanitário dessas subvenções. A implementação operacional dessa iniciativa foi atribuída à France Expertise Internationale pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus.
As propostas resultantes dos intercâmbios sobre a governação, a gestão financeira e os aprovisionamentos, o reforço dos sistemas e dispositivos de saúde e a pesquisa operacional permitirão ao MAEE e à France Expertise Internationale, preparar até ao fim do mês de Abril, o primeiro convite para a apresentação de projectos.
Declaração do porta-voz do Eliseu, de 1 de Março de 2012

Dernière modification : 06/03/2012

Haut de page