Escala do Patrulheiro Le Malin

De 17 à 19 de Fevereiro de 2013, o patrulheiro « Le Malin » fez uma escala no porto de Nacala (Moçambique). Esta escala, que se enquadra na cooperação militar entre os nossos dois países, foi objecto de intercâmbios frutíferos com as autoridades civis e com as forças armadas e de defesa de Moçambique(FADM). Esta escala foi também uma ocasião para reencontrar as comunidades francesas e europeias implantadas na região de Nacala.

No dia 18 de Fevereiro, alunos da academia militar de Nampula e os seus quadros puderam subir a bordo, bem como os empregados da sociedade Bolloré e militares das diferentes componentes das FADM. Uma quarentena de alunos de todas as idades, vindos de diversos estabelecimentos de Nacala, puderam descobrir o interior do patrulheiro francês e fazer perguntas pertinentes sobre a Marinha nacional, a vida de uma tripulação, a navegação...Enfim, esta oportunidade foi igualmente oferecida aos emigrantes franceses em Nacala. Cerca de 180 pessoas puderam, finalmente, visitar o navio, em pequenos grupos orientados pelos jovens oficiais de bordo.

No mesmo dia, teve lugar um almoço oficial à bordo, durante o qual o comandante teve a honra de receber o administrador do distrito de Nacala, o adido de defesa não-residente encarregue por Moçambique, o chefe da secção consular de Maputo, o comandante da base naval de Nacala. Por outro lado, foram realizadas duas conferências de imprensa com os médias locais.
Um oficial superior da Marinha moçambicana acompanhará a tripulação do Malin, até ao seu regresso à Reunião e beneficiará de uma formação sobre a acção do estado no mar.

Dernière modification : 01/03/2013

Haut de page