Encontro de François Hollande e de Armando Guebuza, Presidente da República de Moçambique.

Tradução de cortesia do comunicado de imprensa do Eliseu

O Presidente da República recebeu no dia 27 de Setembro no Palácio Eliseu , O Senhor Armando Emílio Guebuza, Presidente da República de Moçambique.

“Eles decidiram dar um novo impulso nas relações bilaterais em todos os domínios: político, económico e cultural. A França através da sua cooperação em particular com a Agência Francesa de Desenvolvimento deseja com a permissão das autoridades moçambicanas aumentar as trocas nos sectores das infra-estruturas, da saúde e do meio ambiente. A França e Moçambique que são vizinhos no Oceano Indico partilham várias prioridades: a segurança marítima, o desenvolvimento e a protecção do meio-ambiente.

O Presidente da República saudou a acção eficaz de Moçambique na Presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) até Agosto passado, que se traduziu em progressos sensíveis na resolução de crises regionais. A França apoia a acção da SADC e a União Africana em Madagáscar e na República Democrática do Congo (RDC). Tratando-se de Madagáscar, os dois chefes de Estado concordaram que era essencial que a Comunidade Internacional encoraje e acompanhe urgentemente o processo eleitoral restaurado.

Enfim, o Chefe de Estado convidou o Senhor Armando Guebuza a participar na Cimeira do Eliseu sobre a Paz e a segurança em África que terá lugar nos dias 6 e 7 de Dezembro próximos em Paris.”

Dernière modification : 27/09/2013

Haut de page