ESSOR é uma Organização Não Governamental...

JPEGESSOR é uma Organização Não Governamental francesa cujo principal objectivo é ajudar as populações mais vulneráveis a adquirirem os meios necessários para a melhoria das suas condições de vida. Criada em 1992, a ESSOR realiza projectos de desenvolvimento em Moçambique, Brasil, Guiné Bissau, Tchad e Congo Brazzaville. Em Moçambique está presente desde 1997 nos sectores da Agricultura, Educação e Formação e Inserção Profissional. A ESSOR intervém no meio urbano nas cidades de Maputo, Beira e Nampula e em vários distritos rurais da Província de Sofala, Maputo, Nampula e Gaza. O principal financiador das nossas acções é a Agencia Francesa de Desenvolvimento.

No sector agrícola estamos implementando um Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Urbana e Periurbana (DAUPU) na Cidade de Maputo, com o foco na produção e comercialização de hortícolas sem uso de químicos e cultivadas com técnicas agro-ecológicas. Este projecto é implementado em estreita parceria com o Conselho Municipal de Maputo e a Direcção Provincial de Agricultura da Cidade de Maputo. Um projecto similar iniciará em 2017 na Cidade de Nampula.
Nas Províncias de Gaza, Inhambane e Nampula, implementamos um Projecto de reforço de Escolas Familiares Rurais, realizando um apoio técnico e material a oito escolas para melhorar a produção, a qualidade das suas formações e as suas actividades de extensão agrícola para tornarem-se verdadeiros centros de desenvolvimento agrícola oferecendo diversos serviços aos agricultores e agricultoras da zona.

Associação de produtores de hortícolas sem químicos Samora Machel (Distrito Kamavota)

No sector da educação temos um Programa Pré-escolar e de educação de adolescentes nas províncias de Sofala e Maputo. Apoiamos associações locais na gestão de escolinhas comunitárias dirigidas aos mais vulneráveis e que cumpram com padrões de qualidade na vertente pedagógica centrada na criança. Trabalhamos com o Ministério do Género, Criança e Acção Social, as suas Direcções Provinciais e plataformas da Sociedade Civil como a Rede de Desenvolvimento da Primeira Infância ou o Grupo Técnico do Pré-escolar da Província de Sofala, para contribuir no reforço das metodologias e assegurar a promoção do pré-escolar no país.

As intervenções com os adolescentes visam responder às necessidades de “Referências“ por parte dos jovens, fornecer ferramentas para aprenderem a viver bem com eles mesmos e com os outros, compartilhar valores positivos e melhorar as perspectivas de futuro e condições de vida. No âmbito da educação de adolescentes realizamos, com parceiros locais, Percursos Cidadãos de seis meses de duração pelo qual passam anualmente uns 700 jovens moçambicanos, desenvolvendo conhecimentos de uma forma lúdica sobre temas como género, saúde e prevenção, meio ambiente ou cidadania.

ESSOR desenvolve também um Projecto de Dinamização dos serviços sociais e movimentos associativos nas cidades de Beira e Dondo, Província de Sofala. Este ambicioso projecto pretende melhorar o aceso aos serviços sociais aos grupos mais vulneráveis através do atendimento em cinco Balcões de Informação e Orientação Social e Profissional (BIOSP) situados nos bairros periurbanos e que estão directamente ligados com instituições como o Instituto Nacional da Acção Social (INAS), Serviço Distrital da Saúde da Mulher e Acção Social
(SDSMAS), Gabinete de atendimento a Família e Menores Vitimas de Violência (GAFMVV), Centro de Apoio Integrado de Vitimas de Violência Baseado no Género (CAIVVBG), Serviço Provincial da Identificação (SPIC), Autoridade Tributaria (AT) ou Registo Civil (RC) entre outros.
No sector da Formação e Inserção Profissional ESSOR desenvolve actividades em estreita parceria com o INEFP, com a ONG Moçambicana UPA e com varias associações de bairros nas Províncias de Sofala e Maputo. Os beneficiários são jovens vulneráveis entre 17 e 30 anos de idade de Bairros periurbanos como Munhava e Chipangara em Beira ou Inhagoia, Chamanculo, Polana Canico e Aeroporto B em Maputo. A metodologia consiste na implementação nos bairros de intervenção de Balcões de Formação e Emprego (BFE) geridos por Organizações Comunitárias de Base (OCBs) através de Agentes de Orientação Profissional (AOP) que são formados, assessorados e monitorados por ESSOR ou UPA ao longo de todo o projecto. Estes BFE oferecem diferentes serviços de atendimento como orientação aos cursos, formação humana (?), orientação profissional ou acompanhamento no processo de formação profissional e inserção dos jovens.


Realização de um Serviço de Orientação ao Curso (SOC)


Principais domínios de intervenção

• Formação profissional e ajuda à inserção dos jovens sem emprego dos bairros periféricos e/ou distritos rurais. • Apoio à agricultura familiar • Educação formal e não formal de crianças e adolescentes em situação de precariedade social • Reforço de capacidades das organizações comunitárias de base

Contactos
ESSOR em Moçambique. Av. Milagre Mabote n. 370 1D Bairro Malhangalene, Maputo. Tel: 21419857/823330557 essormoz@gmail.com

ESSOR em França. 92, rue de la reine Astrid - 59700 Marcq en Baroeul. Tel: 03 20 83 04 15 Fax : 03 20 83 04 12 . essor.contact@free.fr . Site internet : www.essor-ong.org

Dernière modification : 24/11/2016

Haut de page