Declaração conjunta dos ministros dos negócios estrangeiros Francês, russo e americano, [fr]

Declaração conjunta dos ministros dos negócios estrangeiros Francês, russo e americano, copresidentes do grupo de minsk, apelando a um cessar-fogo no alto karabakh

5 de Outubro de 2020

O Ministro para a Europa e Negócios Estrangeiros da República Francesa, Sr. Jean-Yves Le Drian, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Sr. Sergueï Lavrov, e o Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Sr. Michael R. Pompeo, em representação dos países copresidentes do Grupo de Minsk da OSCE, condenam com a maior firmeza a escalada de violência inédita e perigosa que ocorreu dentro e fora da zona de conflito do Alto Karabakh.

Os Ministros sublinham sem nenhuma reserva que os ataques recentes que teriam tido por alvo instalações civis, tanto ao longo da linha de contacto como nos territórios azerbaijanês e arménio fora da zona de conflito do Alto Karabakh, e que o carácter desproporcionado de ataques dessa natureza, constituem uma ameaça inaceitável para a estabilidade da região.

Lembrando a declaração efectuada a 1 de Outubro último pelos Chefes de Estado dos três países copresidentes do Grupo de Minsk da OSCE, os Ministros apelam uma vez mais às Partes no conflito a aceitarem um cessar-fogo imediato e incondicional. Os países copresidentes estão determinados a cumprir plenamente o mandato que lhes foi confiado pela OSCE e pela comunidade internacional, com a contribuição das capitais dos países membros do Grupo de Minsk.

A esse título, continuarão a agir resolutamente para fazer progredir os esforços levados a cabo com as Partes, e exortam estas últimas a empenharem-se desde já na retoma do processo de resolução com base nos princípios fundamentais aplicáveis e nos textos internacionais relevantes bem conhecidos por ambas as partes.

***
(versão original)

Dernière modification : 07/10/2020

Haut de page