Conferência Ministerial da União para o Mediterrâneo sobre Investigação e Inovação [fr]

Coorganizada no âmbito da presidência francesa do Conselho da União Europeia em 29 e 30 de junho de 2022, esta primeira conferência ministerial da União para o Mediterrâneo sobre investigação e inovação visa dar impulso político ao reforço da cooperação nestes áreas da bacia do Mediterrâneo.

Novas prioridades de cooperação em pesquisa e inovação

A organização desta conferência ministerial segue a definição de novas prioridades temáticas iniciada no final de 2019 pelos copresidentes da União para o Mediterrâneo, a Comissão Europeia, a Jordânia e o Secretariado-Geral da União para o Mediterrâneo.

A 7 de julho de 2021, a Plataforma Regional de Investigação e Inovação da União para o Mediterrâneo adotou roteiros sobre três prioridades de investigação e inovação, nomeadamente saúde, energias renováveis ​​e alterações climáticas.

Um debate ministerial centrado na implementação das prioridades temáticas

Com a presença da comissária europeia Mariya Gabriel, o encontro reunirá os 42 ministros responsáveis ​​pela investigação e inovação dos Estados-Membros da União para o Mediterrâneo, em formato virtual.

O evento será aberto pela Ministra do Ensino Superior e Investigação Sylvie Retailleau, que representará a Presidência francesa do Conselho da União Europeia, e copresidida pela Comissão Europeia e pela Jordânia.

A Conferência Ministerial analisará o progresso da cooperação desde a Declaração de Valletta de maio de 2017 sobre “Reforçar a cooperação euromediterrânica através da investigação e inovação”. Os ministros serão então chamados a participar num debate sobre a implementação dos roteiros sobre as três prioridades definidas em termos de investigação e inovação.

Rumo a uma cooperação regional reforçada

As conclusões adotadas pelos ministros no final da reunião abrirão caminho para o reforço da cooperação regional com base nas três prioridades temáticas estabelecidas, bem como a necessidade de uma visão compartilhada dos valores e princípios fundamentais da pesquisa e inovação.

Dernière modification : 28/06/2022

Haut de page