Comunicado de imprensa: Cerimónia de entrega do prémio literário AFD 2012 atribuído ao escritor Mia Couto pela obra Jesusalém

Comunicado de Imprensa n° 05/12 Maputo, 1 de Junho de 2012

Anualmente e já passam duas décadas que a AFD atribui um Prémio literário a um escritor que através da sua obra contribua para o enriquecimento e engrandecimento da cultura dos países nos quais a AFD intervém de modo a melhorar a compreensão das relações Norte-Sul.

Este prémio foi instituído pela AFD em 1991 e Mia Couto é o 22° galardoado. A Agência Francesa de Desenvolvimento atribuiu esse prémio em 2012 ao escritor moçambicano pela sua obra “Jesusalém” que foi publicada em França com o título "O afinador de silêncios". Por esta razão, a AFD organiza no dia 05 de Junho de 2012 no Centro Cultural Franco-Moçambicano, uma cerimónia para a entrega oficial do prémio que será seguida de uma sessão de assinatura de autógrafos.

O romance de Mia Couto foi publicado no ano passado em França pela editora Metallie, com tradução de Elizabete Monteiro Rodrigues. Desde logo o livro recebeu a mais elogiosa recepção crítica por parte da imprensa francesa. "O afinador de silêncios" foi considerado um dos livros de ficção mais importantes do ano em França por um júri da estação radiofónica France Culture e da Revista Telerama.

Para descobrir esta obra que mereceu o prémio literário AFD 2012, fiquemos pois com encontro marcado para o dia 5 de Junho às 18h30 nas instalações do CCFM. O evento contará para além da presença do Presidente do Júri, com a presença do Ministro da Cultura, Sr. Armando Artur e outras personalidades.

Dernière modification : 01/06/2012

Haut de page