Comunicado - Escala do navio de apoio “Champlain” de 06 a 08 de Maio de 2022
Como parte de sua missão de patrulha na Zona do Canal de Moçambique, o navio multimissão francês "Champlain", baseado na Ilha Reunião, efectua uma escala de rotina no Porto de Maputo de 06 a 08 de Maio de 2022.
Os navios multimissões são concebidos para assegurar a soberania do Estado francês nos seus espaços marítimos ultramarinos. Por conseguinte, a luta contra a pirataria, a polícia das pescas, a vigilância do tráfico comercial, o controlo dos tráficos ilicitos e o salvamento no mar são as missões tradicionais do navio. As várias capacidades logísticas fazem deste navio um trunfo precioso para o abastecimento dos territórios franceses ultramarinos.
Esta escala será uma ocasião para fortalecer uma vez mais a cooperação já antiga entre as Forças Armadas Francesas baseadas na Zona Sul do Oceano Índico (FAZSOI) e as Forças Armadas e de Defesa de Moçambique (FADM). Esta curta visita terá provavelmente a oportunidade de ser renovada no futuro.
As forças armadas francesas do Exército, da Força Aérea e da Marinha estão permanentemente implantadas em Mayotte (que fica a apenas 500 km de Pemba) e na Ilha Reunião. Essas forças asseguram uma presença francesa no Canal de Moçambique para proteger os seus cidadãos e territórios ao mesmo tempo que participam da segurança da zona em cooperação com os seus vizinhos do sul de África e do Oceano Índico.
Construído em 2016 pelos estaleiros Piriou em Concarneau, o Champlain é o terceiro de uma série de quatro navios multimissão encomendados pela Marinha Nacional francesa. O navio foi destacado para a Ilha da Reunião em 2017.