Colecção « Olhares cruzados França-Moçambique” : lançou dois novos livros em Novembro de 2017 [fr]

JPEG2017,Esta colecção de obras em ciências humanas e sociais da iniciativa de Embaixada da França em 2015 é hoje co-dirigida pela AFRAMO (Associação-Franco-moçambicana de ciências humanas e sociais). Em Novembro passado, foram lançados duas novas obras, uma no Centro Cultural Franco-Moçambicano e outra na Universidade Eduardo Mondlane. As mesmas encontram-se disponíveis para aquisição no CCFM.
A primeira obra traduzida em português cujo o autor é o antropólogo franco-nigeriano, Jean Pierre Olivier de Sardan intitula-se « A política de terreno: sobre a produção da dados em socio-antropologia” abordando a metodologia de pesquisa e o interesse qualitativo em relação ao modo usado para a pesquisa e sobre tudo para as pesquisas quantitativas e indicadores numerativos e mesuráveis http://www.aframo.org/063-a-politica-do-trabalho-de-campo.html.

A segunda obra trata-se de um livro colectivo sobre os movimentos de libertação na Africa Austral, intitulada “ a luta continua, 40 anos depois: histórias interlaçadas na Africa Austral”, este livro foi coordenado pelo brasileiro Caio Simões que promoveu uma história transaccional dos movimentos de libertação nacionais nesta região. Esta obra é o resultado de uma conferência internacional organizada em 2015 em Joanesburgo, pela IFAS-pesquisa no âmbito da celebração dos 40 anos das independências de Moçambique e de Angola.
http://www.aframo.org/064-a-luta-continua-40-anos-depois.html

Dernière modification : 10/01/2018

Haut de page