Célébration de la francophonie - Du 20 mars au 5 avril 2014

LA FRANCOPHONIE DEMAIN… Faire vivre le multilinguisme et la diversité culturelle

A FRANCOFONIA AMANHÃ… Manter vivos o multilinguismo e a diversidade cultural

A língua francesa e seus valores de solidariedade e de diálogo entre as culturas, destacados pela Francofonia, são celebrados pelo mundo inteiro no dia 20 de Março, Dia Internacional da Francofonia. Para participar dessa celebração internacional, Moçambique e os países membros desta organização representados neste território organizam anualmente um leque de actividades culturais, linguísticas e desportivas, gratuitas, adaptadas a todo tipo de público, em Maputo e em outras cidades (Matola, Inhambane, Beira, Quelimane, Nampula…).

Este ano, a abertura oficial do evento terá lugar na Quinta-feira 20 de Março na Escola Secundária da Matola, na presença de representantes do MINEC, do MINED e dos Embaixadores representados em Moçambique, e o encerramento no Sábado 5 de Abril, na FEIMA. O lema de 2014 escolhido para essa quinzena, “A Francofonia amanhã”, realça o foco que se quer dar à promoção dos valores de fraternização, de partilha e de respeito, num mundo baseado na diversidade humana, cultural e linguística, e não ao caminho da uniformização que se está a seguir.

A juventude, futuro dessa diversidade e desse respeito, ocupa um lugar especial na celebração. Quem melhor que a Equipa Nacional de Basquetebol Feminino, representada pela sua Capitã Deolinda Ngulela, poderia amadrinhar o evento, com seu grande dinamismo e a sua energia ?

Esperamos que esta celebração lhe desperte a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre as culturas da Francofonia, sobre a língua francesa e mas amplamente sobre as línguas romanas e as línguas de Moçambique.

Para mais informações sobre a francofonia, queira consultar os seguintes sites :

http://www.francophonie.org/

http://www.20mars.francophonie.org/

Para ter acesso ao programa detalhado, segue abaixo o programa completo :

PDF - 3.6 Mo
Programa completo da francofonia
(PDF - 3.6 Mo)

Dernière modification : 09/06/2017

Haut de page