Assistência a Moçambique após a passagem do ciclone Idai [fr]

PNG A resposta dos actores humanitários franceses organiza-se progressivamente apesar das dificuldades de acesso às zonas sinistradas e a extensão devastada. As necessidades prioritárias consistem em abrigos de urgência, saúde, e agua, higiene e saneamento. A plataforma regional de intervenção da Cruz vermelha francesa no Oceano Indico, baseado na Ilha Reunião (PIROI) já mobilizou 60 toneladas de material humanitário composto por kits de reconstrução de habitação e tendas. O material está sendo enviado à Beira por via marítima.

Esta primeira ajuda de emergência foi possível graças a um co-financiamento do Centro de Crise e de Apoio do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros.

Diante desta dimensão de necessidades e a PIROI amplifica e acelera sua acção. Um avião C-160 TRANSALL foi posto à disposição da plataforma pelas Forças Armadas Francesas da Zona Sul do Oceano Indico (FAZSOI),

O avião partiu esta manhã (22 de Março) para Beira trazendo a bordo material logístico (tendas-armazéns, geradores, kits de iluminação, ferramentas) destinadas a apoiar as operações de emergência no local.

Para além desta ajuda, o Centro de Crise e de Apoio enviará no início da próxima semana, por avião 40 toneladas de material adicional (kits de sobrevivência, estações de purificação de água).

A PIROI está procurando parceiros para ajudar a financiar suas operações.
Uma chamada para doações do público foi lançada pela Cruz Vermelha Francesa, pode ser consultada neste link.

PNG

Dernière modification : 22/03/2019

Haut de page