Assinatura da convenção AFD e EDM

Assinaram a convenção os administradores executivos Adriano Jonas e Cirilo Fabião, em nome da EDM, Dimitri Kanounnikoff, Director da AFD em Moçambique, e Cyril Gérardon, Encarregado de Negócios da Embaixada de França.

A assinatura da convenção teve lugar na presença do Presidente do Conselho de Administração da EDM, Augusto Fernando de Sousa, bem como de quadros superiores da EDM.

A fim de garantir que o país tenha pleno benefício dos grandes projectos de produção e de transporte de energia em curso no seu território, o Governo de Moçambique prevê uma importante participação pública no capital desses projectos. Dentre as iniciativas para o efeito, está o projecto da linha de transporte de energia Tete-Maputo e os grande projectos de produção de energia hidroeléctrica e térmica.

Nessa óptica, a AFD foi solicitada para o financiamento uma prestação de serviços de assessoria que deverá determinar a forma jurídica e financeira mais adaptada ao instrumento orientador das participações do Estado, e em seguida monitorá-lo/a ao longo da sua concepção, instauração e capitalização.

De salientar que a AFD implementa deste modo uma subvenção do Fundo Fiduciário da União Europeia para as infra-estruturas em África (EU-ITFA).

Word - 23.5 kb
Discurso pronunciado pelo encarregado de negócios a.i. na ocasião
(Word - 23.5 kb)

Dernière modification : 11/07/2012

Haut de page