África2020: um convite para olhar e compreender o mundo a partir de uma perspectiva africana [fr]

A Época África2020 é um projecto pan-africano e multidisciplinar focado na inovação nas artes, ciências e empreendedorismo. Este evento homenageia as mulheres e tem como alvo prioritário a juventude.

PNG

Durante o seu discurso em Ouagadougou a 28 de Novembro de 2017, o Presidente da República anunciou a organização de uma época dedicada à Africa em França em 2020}.

Planeada de Junho a Dezembro de 2020, e adiada devido à situação sanitária relacionada com a pandemia de Covid-19, a época de África2020 faz parte de uma parceria renovada entre a França e o continente africano.

O seu objectivo é introduzir os franceses na África contemporânea e a sua criatividade através de eventos organizados em toda a França, com enfoque na juventude e nos talentos emergentes.

O curador geral da Estação foi confiado ao senegalês N’Goné Fall, curador de exposições, ensaísta e consultor de engenharia cultural, que concebeu este evento como um "convite para olhar e compreender o mundo de um ponto de vista africano".

A implementação operacional da Temporada é assegurada pelo Instituto Francês, operador do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Cultura.

Uma Temporada nunca antes vista em França dedicada a todo o continente africano

Dedicada a todo o continente africano, a Época África2020 é um

laboratório para a produção e difusão de conhecimentos e ideias

.

Construído em torno de 23 números do século XXI classificados em cinco temas, apresenta os pontos de vista da sociedade civil do continente africano e da sua recente diáspora em todos os sectores de actividade.

É a caixa de ressonância para estes agentes de mudança que estão a abanar códigos, a experimentar novas relações com o mundo e a ter impacto nas sociedades contemporâneas.

Para além da originalidade de propor uma abordagem com todo um continente, os projectos apresentados são todos co-construídos por profissionais africanos em parceria com operadores franceses.

As prioridades transversais da época são as seguintes:

  • Pôr o ser humano no centro: a Época dá prioridade a projectos concebidos como plataformas de colaboração inclusivas através dos Africa2020 HQs, centros culturais pan-africanos com programação multidisciplinar;
  • Mulheres : esta estação destaca as mulheres através de uma série de projectos "Focus Women", concebidos por profissionais africanos com mulheres africanas criadoras, intelectuais, cientistas e empresárias ;
  • Educação: a Época dá prioridade à juventude através de mais de 285 projectos educativos, em parceria com o Ministério da Educação Nacional, Juventude e Desporto, UNESCO, France Volontaires e AFD.

La Saison Africa2020 en quelques chiffres

  • 81 cidades em França metropolitana e ultramarina
  • 200 operadores africanos e 183operadores franceses
    * + 450 projectos no domínio das artes, ciências e empreendedorismo
  • 15 Sede África2020
  • 22 projectos "Focus Women" - "Focus Women
  • 11 voluntários africanos, 11 projectos educativos e 274 projectos realizados pelo Ministério da Educação, Juventude e Desporto

Para mais informação :

Dernière modification : 24/12/2020

Haut de page