A rede diplomática francesa mobiliza-se para apoiar a candidatura de Paris 2024

Uma candidatura federativa

JPEG

A candidatura de Paris é um acontecimento que suscita uma grande adesão em todo o Pais. E um projecto impulsionado pelo mundo do desporto francês e com apoio 77% da população francesa (sondagens de TNS sofres Outubro de 2016); para além do grande público, o governo e os actores políticos a todos níveis, o mundo económico, as associações e inúmeras ONGs comprometem-se com este projecto.
O Ministro recebeu no dia 8 de Fevereiro a equipa do comité da candidatura de Paris 2024 para apresentarem aos embaixadores dos países com representação em França a candidatura de Paris para os Jogos Olímpicos de 2024.
França, um destino atractivo para os grandes acontecimentos desportivos
A França demonstrou recentemente a sua capacidade para organizar os acontecimentos desportivos mais importantes, manteve ao mesmo tempo a segurança conservando a dimensão popular e o caracter da grande festa apesar de ter sido num contesto internacional complicado.

Os grandes acontecimentos recentes sejam eles desportivos ou não, organizados pela França como a COP21, a UEFA Euro 2016 ou o mundial de handebol demostram o saber fazer e a experiência da França neste âmbito. Durante a copa Europa 2016, as fan zones receberam mais de 1.2M de visitantes em Paris e mais de 4M em toda França e tudo isto em total segurança.
Com um património único e sua grande experiência na questão de hospitalidade, Paris e França são os primeiros destinos turísticos mundiais. Se a candidatura de Paris se concretizar com a organização dos jogos, toda cidade se converteria num autêntico parque Olímpico, com numerosas provas em lugares emblemáticos, como a Torre Eiffel, os Invalides, os Campos Elísios, o Palácio de Versalhes para celebrar os 100 dos jogos Olímpicos iniciados em França em 1924.

Uns valores compartidos pela rede diplomática de França

O projecto de candidatura de Paris 2024, pretende ser ao mesmo tempo forte e responsável e transmitir uns valores decididos de humanismo, inclusão e reunião, uns valores que compartem a França num cenário internacional. Esta vontade de se materializar em vários aspectos inovadores da candidatura:

• Uma homenagem única aos jogos e ao olimpismo, aberto a todo o mundo no coração de Paris e dos seus bonitos Monumentos .
• Uma visão que se baseia nos valores do desporto e do olimpismo para construir uma sociedade mais inclusiva e solidária, em França e no resto do mundo em especial à importância central que se dará aos jogos paraolímpicos do projecto.
• Os primeiros jogos Olímpicos que se enquadram nos acordos históricos de Paris sobre o clima. Este é um tema crucial para Paris 2024. Os jogos de Paris 2024 deixarão uma marca de carbono que será um 55% menos que os jogos de Londres de 2012 e de Rio de 2016.
• Investimentos em infra-estruturas (não relacionadas com os jogos) centradas unicamente em necessidades locais e ao serviço da população (alojamento, equipamento desportivos de bairro). Com um 95% de equipamentos: vila olímpica, o centro de recursos meios e o centro aquático para que o orçamento será responsável e controlado.
• Um legado importante para população depois dos jogos. Depois da competição, a vila olímpica será transformada em um novo bairro ecológico misto com escolas, lojas e alojamentos de todo tipo.

Dernière modification : 14/02/2017

Haut de page