A Responsabilidade Social Empresarial: um desafio para Moçambique.

A Responsabilidade Social Empresarial (ou RSE) é uma contraparte aos impactos económicos, sociais e ambientais das actividades industriais. Na perspectiva de um desenvolvimento sustentável, esta noção recente toma uma importância cada vez maior nas normas internacionais.

Moçambique, que enfrenta um desenvolvimento rápido das indústrias extractivas (carvão, hidrocarbonetos), está actualmente a desenvolver normas nacionais para a implementação de uma política de RSE.

O Canadá e a França, dois países particularmente envolvidos na promoção e respeito de um desenvolvimento sustentável, promovem abordagens diferentes da RSE. As representações diplomáticas francesa e canadiana, com a participação do Ministério dos Recursos Minerais propõem uma jornada de reflexão que tem por objectivos:

-  melhor priorizar a noção de Responsabilidade Social Empresarial e as diferentes abordagens da sua implementação,

-  entender melhor os desafios da RSE em Moçambique tendo em conta o crescimento rápido do sector extractivo e as modalidades que permitem envolver todas as partes interessadas: sociedade civil, governo e as empresas privadas.

No âmbito dessa jornada de reflexão , uma mesa redonda reunirá o conjunto das partes interessadas e especialistas internacionais da RSE no :

Centro Cultural Franco-Moçambicano, na Quarta-Feira 12 de Junho de 2013, das 9h00 às 18h00.

Inscrições abertas de 20 de Maio a 10 de Junho 2013 (Nome, Apelido, Função).
Contacto : david.panguana@diplomatie.gouv.fr

Dernière modification : 16/05/2013

Haut de page