A França, através da AFD, concede 10 milhões de euros a Moçambique para apoiar o sector da educação [fr]

Comunicado de imprensa

JPEG - 132.4 kb
Ministre de l’educationMme Namashulua et Ambassadeur de France M. Izzo
@Ambassade de France à Maputo

Maputo, aos 30 de Junho de 2020., o Ministério da Educação e de Desenvolvimento Humano- MINEDH e a Embaixada da França, assinaram um acordo para o apoio na implementação do quarto Plano Estratégico de Educação (PEE 2020-2029). Trata-se de um financiamento em forma de donativo concedido à Republica de Moçambique pela Agência Francesa de Desenvolvimento o qual contém um compromisso no valor total de 10 milhões de euros, a ser implementado no período de 2020-2022.
Os fundos concedidos pela cooperação francesa serão integrados no Fundo Comum de Apoio ao Sector da Educação- FASE. Desde 2009, o FASE financia o sector da educação sob a responsabilidade do MINEDH e contribui para garantir uma educação de qualidade em todo o país e a todos os níveis, nomeadamente através do apoio directo às escolas (ADE) e à construção de escolas primárias e secundárias.
Em Moçambique, o sistema de educação enfrenta desafios fundamentais relacionados com a retenção dos estudantes e os resultados da aprendizagem. Esta contribuição para o FAS contribuirá para consolidar os progressos realizados por Moçambique em termos de acesso à educação e aos bens e serviços educativos essenciais, em particular entre as populações vulneráveis, que são mais afectadas neste período de crise da Covid19 .
Assim, no contexto do encerramento de escolas devido à crise do Covid-19, o apoio da AFD ao FASE ajudará o MINEDH a implementar o seu plano de resposta à crise, que inclui a formação de professores em módulos de ensno à distância.
A contribuição da AFD traduz a vontade da França de fazer da educação um sector-chave na sua carteira de operações em Moçambique. Através deste financiamento, a AFD reconhece as vantagens dos mecanismos da FASE, empenhando-se simultaneamente em temas transversais como a igualdade entre homens e mulheres e a redução dos desequilíbrios sociais, que são áreas prioritárias para as suas operações.

Sobre a AFD

O Grupo Agence Française de Développement (AFD) é uma instituição pública que financia, apoia e acelera as transições para um mundo mais justo e sustentável. Enquanto plataforma oficial francesa de ajuda ao desenvolvimento e de investimento para o desenvolvimento sustentável, trabalhamos com os nossos parceiros para construir soluções partilhadas com e para as populações do Sul.
As nossas equipas estão envolvidas em mais de 4.000 projectos no terreno, na França e em 115 países, para o bem comum da humanidade - o clima, a biodiversidade, a paz, a igualdade entre homens e mulheres, a educação e a saúde. Desta forma, contribuímos para o compromisso da França e do povo francês com os objectivos do desenvolvimento sustentável. Por um mundo comum.

Contacto de imprensa : Iolanda Mutemba / mutembai@afd.fr

Dernière modification : 09/07/2020

Haut de page