A Embaixada de França em Maputo tem competência para instruir o seu pedido de visto para o espaço Schengen?

A Embaixada de França em Maputo tem competência para instruir o seu pedido de visto para o espaço Schengen nas hipoteses seguintes :

-  Se a França é o unico destino da sua viagem, qualquer que seja o motivo (visita privada, profissional).

-  Se a França é o destino principal da sua viagem.

-  Se a França é o país de primeira entrada, no caso em que o destino principal não pode ser determinado.

-  Em caso de trânsito, se o trânsito efectua-se unicamente pela França, e no caso de um trânsito pelos territórios de vários Estados membros, se a França é o primeiro Estado pelo qual você tem a intenção de transitar.

Constituição dos dossier e formulários de vistos

Para além de um passaporte válido (a validade deve ultrapassar em três meses a validade do visto pedido e deve conter pelo menos duas folhas virgens e não ter mais de 10 anos ) todo o estrangeiro submetido à obrigação de visto deve estar em altura de apresentar, no momento do pedido de visto, documentos para justificar:

- O motivo da viagem pretendida

- A duração e o destino da viagem pretendida (bilhete de avião, carta do empregador, em viagem profissional, convite de um organismo francês etc..)

- Meios suficientes para cobrir os custos de alojamento (atestado de acolhimento, reserva de hotel, título de propriedade de um alojamento etc..)

- Meios de subsistência suficientes, tanto para a duração da estadia pretendida como para o retorno ao seu país de origem ou de trânsito, para um terceiro país para o qual a sua admissão esteja garantida (ou ainda que ele está em altura de adquirir estes meios legalmente)

- Garantias de retorno ou de continuação (bilhete de avião ou outro)

-  Um seguro de viagem válido para a duração da estadia e garantindo a cobertura de 30.000 € minimo para as eventuais despesas médicas e hospitalares e de segurança social em França.

A comparência pessoalmente é obrigatória e dá lugar à recolha de dados biométricos e ao pagamento dos custos do dossier.

IMPORTANTE : para a passagem pela fronteira, a apresentação do passaporte munido do visto é uma condição necessária, mas não suficiente, para ser admitido no território do espaço Schengen. Os serviços da polícia nas fronteiras dispõem do seu próprio poder de apreciação e a posse do visto não os obriga à admitir-lhe de pleno direito no território. Você deve também estar em altura de apresentar, na sua chegada à fronteira, todos os justificativos relativos ao motivo da sua viagem, aos seus meios de existência e de alojamento pela duração desta estadia e um justificativo de retorno ou de continuação (bilhete de avião ou outro).

Você encontrará de seguida os formulários e listas de documentos justificativos para os principais motivos de viagem (visita turistica, visita familiar, viagem de negócios.. )

PDF - 16.4 kb
Liste de documents à présenter
(PDF - 16.4 kb)

Dernière modification : 21/02/2013

Haut de page