4a Edição do Mar Nosso

Lançado em 2014 pela Embaixada de França em, colaboração com o Ministério do Mar, águas interiores e das pescas (MIMAIP), os encontros marítimos “Mar Nosso” foram organizados este ano a volta do dia mundial dos oceanos assinalado a 8 de Junho. Esta quarta edição foi como em cada ano uma oportunidade para debater sobre o futuro deste bem comum que são os Oceanos em geral e em particular o Oceano Índico: Como tirar proveito das riquezas sua energia e seus recursos haliêuticos de maneira cuidadosa e sustentável, mais também da sua biodiversidade extraordinária? E como gerir o “Mar Nosso” juntos?

Muitos eventos foram organizados no âmbito do mar Nosso:

-  A exposição « Lwandle Ra Hina », foi inaugurada a 6 de Junho. Apresentada e organizada por Christine Cibert e Sara Machado, ela reuniu 7 artistas moçambicanos e estrangeiros que partilharam as suas diversas técnicas (artes plásticas, fotografia, pintura e cerâmica…) todas com o tema a volta do mar.
-  No dia 8 dia Junho, dia dos Oceanos, o Museu das pescas de Maputo acolheu a conferência científica inaugurada pelo secretário permanente do Ministério do Mar, Sr. Narci Nuro de Premegi e pelo Embaixador de França, Sr. Bruno Clerc onde reuniu 4 especialistas de recifes de corais de Moçambique que sensibilizaram o público em matérias de protecção destas reservas e da biodiversidade.

-  Nos dias 15 e 16 de Junho foi organizado um seminário em colaboração com a Escola Superior de Ciências Náuticas de Maputo na presença do comandante em chefe das Forças armadas francesas da Zona Sul do Oceano Indico, o General Reigner e do seu Secretario geral adjunto do Mar, Sr. Patrick Augier. Este evento reuniu mais de 120 auditores vindos de diferentes ministérios moçambicanos tais como o da Defesa, do Mar, águas exteriores e das pescas, do interior e do Meio-Ambiente) o Seminário permitiu aprofundar a cooperação institucional sobre as questões marítimas.

Outras actividades oram igualmente organizadas ao longo do mês, tais como o sábado das crianças, forma projectados filmes e visitas guiadas das exposições patentes.

Réception à la Résidence de France : Secrétaire Général Adjoint de la Mer, Patrick Augier et le Générale de Réserve Hama Thai
Conférence scientifique « les récifs coralliens au Mozambique : défis et perspectives »
Conférence scientifique « les récifs coralliens au Mozambique : défis et perspectives »
Séminaire sur le « droit de la mer et l'action de l'Etat en mer »
Exposition Lwandle Ra Hina au CCFM

Dernière modification : 07/07/2017

Haut de page