25 de Maio: Embaixada de França lança a colecção de livros « Regards croisés França- Moçambique” as 17h30 no #CCFM; não faltem!

COMUNICADO DE IMPRENSA Lançamento da colecção de livros « Regards croisés França- Moçambique” pela Embaixada de França e a Alcance Editores e apresentação da Associação franco-moçambicana de Ciências humanas e sociais.

Data : Dia 25 de Maio
17h30
Lugar: CCFM

Os dois primeiros livros da colecção « Regards croisés França-Moçambique » criada pela Embaixada de França em parceria com a Alcance Editores serão lançados no dia 25 de Maio no auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano pelas 17h30. O objectivo da colecção é a publicação anual de trabalhos de pesquisa moçambicanos e franceses sobre Moçambique e a sua região. Será apresentado no mesmo dia o projecto de criação da associação franco-moçambicana de Ciências Humanas e Sociais que visa a criar uma rede de cientistas de forma a promover pesquisas e trocas de experiências.
O primeiro livro “Escritas urbanas. Ler, Escrever, Agir na Cidade” da Beatrice Fraenkel, Cesar Cumbe e Francesca Cozzolino, resulta duma colaboração franco-moçambicana. O livro é ao mesmo tempo um catálogo da exposição que teve lugar no CCFM em Setembro de 2014 sobre as escritas urbanas de Maputo e uma publicação científica que realça a cultura gráfica da cidade. O livro privilegia uma perspectiva comparativa, pois apresenta as paisagens linguísticas da cidade de Maputo, da cidade sul-africana de Pretoria e de cidades francesas.
O segundo livro “Deslocados de guerra em Maputo. Percursos migratórios, “citadinização” e transformações urbanas da capital moçambicana (1976-2010)” da Jeanne Vivet, mostra como Maputo, inicialmente concebida como local de refúgio tornou-se um local de instalação durável, o lugar de “estar em casa” para os deslocados. A partir da análise da experiência dos deslocados de guerra, o livro realça as grandes evoluções socio espaciais da capital moçambicana da independência até hoje.

Dernière modification : 20/05/2016

Haut de page