19 de Março de 2015, as embaixadas francesas celebram Sabores de França “ Goût de / Good France”

Na Quinta-Feira 19 de Março de 2015, 1 500 jantares serão propostos em restaurantes e embaixadas de 150 países nos 5 continentes, em celebração da gastronomia francesa, e convida-se o público a partilhar um “jantar francês”. Em cada restaurante participante, o evento visa prestar homenagem a uma culinária viva, aberta e inovadora, mas mantendo-se fiel aos seus valores: partilha, prazer, respeito do “comer bem” e do planeta.

Goût de / Good France é organizado por iniciativa de Alain Ducasse e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Desenvolvimento Internacional.

Laurent Fabius declarou aquando da apresentação do projecto: “O património da França, é a gastronomia, são os vinhos, (…) as refeições à francesa, e está inscrito desde 2010 no Património mundial da UNESCO, mas é um património que não basta apenas contemplar, glorificar ou saborear, é um património que se deve fazer frutificar e destacar”.

Por Alain Ducasse: “ a culinária francesa é a intérprete de uma culinária que evoluiu para a leveza em harmonia com o seu ambiente (...) o ponto comum é a generosidade, a partilha, o amor pelo belo e pelo bom, será um parêntesis encantado, a oportunidade de celebrar a culinária francesa em todo o mundo. "

Inspirando-se em Auguste Escoffier que iniciou em 1912 “Os Jantares de Epicúrio” - o mesmo menu, no mesmo dia, em várias cidades do mundo e para o maior número de - Goût de / Good France retoma esta bela ideia com a vontade de associar restaurantes nos quatro cantos.

Os chefes proporão nos seus estabelecimentos um menu “à francesa” com um aperitivo de tradição francesa, uma entrada fria, uma entrada quente, um peixe ou crustáceo, uma carne ou uma ave, um queijo francês (ou uma selecção) uma sobremesa de chocolate, vinhos e um digestivo francês, mas mantendo-se livres para realçar a sua própria tradição / cultura culinária.
Uma culinária acessível a todos, do restaurante simples às mesas excepcionais, realizada a partir de produtos frescos, de estação, produzidos em terrenos locais , com menos gordura, açúcares, sal e proteínas.

O preço do menu fica ao critério do restaurante e são todos incentivados a doar 5% das vendas a uma ONG local que trabalhe em prol do respeito pela saúde e do meio ambiente.

Uma viagem gastronómica

É um verdadeiro convite a uma viagem que a França endereça ao mundo: reunir mais de 1 500 chefes de 5 continentes que se apropriarão dos trunfos da gastronomia francesa para expressar o seu talento através 1 500 menus.

A partir de 21 de Janeiro de 2015, todos os restaurantes participantes estarão apresentados no portal www.goodfrance.com.

Os restaurantes participantes
-  Restaurante Hotel Cardoso Maputo (reservas 21 49 10 71)-19h30
-  Restaurante Green Turtle, Paria da Barra Inhambane

Dernière modification : 23/03/2015

Haut de page