16a Sessão do diálogo político entre a União Europeia e o Reino da Suazilândia, Mbabane, 3 de Outubro de 2014

O Embaixador Serge Segura tomou parte nesta nova sessão do diálogo político, a primeira desde as eleições legislativas suazis de Setembro de 2013, organizada no âmbito do artigo 8 do Acordo de Cotonou. As discussões incidiram sobre os Direitos Humanos e governação, em especial as eleições, a abolição da pena de morte e a liberdade de expressão, bem como sobre o comércio bilateral e programas de cooperação da União Europeia, primeiro doador do Reino. Na ausência do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, em deslocação a Nova Iorque, foi a Sra. Winnie Magagula, Ministra do Trabalho e Segurança Social, quem co-presidiu o diálogo.

Os representantes da União Europeia foram recebidos para um jantar por Sua Majestade Mswati III, Rei da Suazilândia, o que permitiu efectuar um intercâmbio sobre a situação política, económica e social do reino.

A França é o único país membro da União Europeia representado na Suazilândia por um estabelecimento cultural, a Aliança Francesa de Mbabane. Durante o diálogo político, no âmbito das discussões sobre a legislação suazi em matéria de criação artística, as autoridades da Suazilândia reconheceram a contribuição notável da França na promoção dos artistas suazis e dos intercâmbios culturais.

Dernière modification : 21/11/2014

Haut de page