12 Novos projectos lançados pela sociedade civil moçambicana ao abrigo do fundo PISCCA [fr]

JPEG

Os 12 projectos recentemente seleccionados pelo serviço Cooperação e Acção Cultural da Embaixada da França em Moçambique (após a abertura da campanha para projectos) já iniciaram as suas actividades. Estes projectos foram financiados pelo PISCCA-fundo de apoio para à sociedade civil moçambicana da Embaixada de França em Moçambique destinado à projectos de inovação da sociedade civil e coligações de actores num montante de até 300 000€ por ano.

A implementação dos projectos decorre em três províncias a saber: 2 na província de Cabo Delgado, 3 na da Zambézia e 7 na província de Maputo. As temáticas principais dos projectos seleccionados abordam questões sobre a gestão sustentável de recursos naturais (3 projectos) a governação a transparência eleitoral, a gestão de residios, os direitos das pessoais portadoras de deficiência, os direitos da mulher e a inserção profissional (1).

As actividades que se inserem no âmbito do projecto “juventude, cidadania e participação citadina” dirigida por estudantes do ensino secundário de Moçambique 5AESMO) já estão em curso. Estas actividades têm como objectivo promover a inclusão dos jovens na governação local e nos processos políticos dos municípios da Matola e Boane através da mobilização de actores-chaves que abordariam temas de preocupação e soluções imediatas para os jovens com o apoio das instituições das instituições públicas competentes. Este projecto vai implicar directamente cerca de 300 jovens dos 18 aos 35 anos.

Dernière modification : 11/09/2018

Haut de page